x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Quais são as premissas básicas da montagem de guindastes nas operações de movimentação de cargas?

Montagem de Guindastes

Em toda operação de movimentação de carga alguns procedimentos sobre a montagem dos guindastes são básicos, ainda que se considere as diferenças entre equipamentos, condições ambientais e objetivos a serem alcançados. E vocês sabem como nós da Cunzolo realizamos nossas atividades de movimentação de cargas diariamente? Venham conosco entender como construímos as soluções para suas necessidades de movimentação de cargas!

Primeiramente, temos que considerar que as operações podem ter sido planejadas a partir de estudos de rigging prévios ou podem ser operações que seguem um planejamento pré-determinado pois são rotineiras, repetidas ou de continuidade - por exemplo, atividades sequenciais que se estendem por vários dias.

O operador do guindaste, ao chegar no local da atividade, inicia a fase de ANÁLISE: verificadas as condições de solo, possíveis interferências no nível do solo assim como os eventuais elementos que estejam em pontos altos, e as condições climáticas. Note que ainda que tenha sido feito um estudo de rigging prévio, o operador deve checar esses elementos, pois mudanças e alterações são comuns em ambientes produtivos.

Uma vez checados esses elementos, o operador passa a analisar a operação como um todo, ou seja, realiza um PLANEJAMENTO da operação: já sabe as condições ambientais e passa, então, a considerar os elementos próprios da operação, como por exemplo: ponto inicial e final da peça a ser movimentada, os acessórios necessários para a realização da atividade e a configuração do equipamento a fim de atingir o objetivo final. Vale ressaltar que esse planejamento da operação pode ter sido elaborado previamente no estudo de rigging.

A operação pode contar com a participação do rigger, o profissional habilitado a executar a amarração e a sinalização da carga. Em ambos os casos, com ou sem o rigger, o operador deve antecipar as condições de acesso às lingas, nas quais a peça foi amarrada, quando precisar soltá-la no local indicado.

Montagem de Guindastes

Por fim, uma vez realizado o planejamento da operação, inicia-se a fase de EXECUÇÃO: começa com o isolamento da área onde o guindaste se posicionará. Uma vez isolada a área, inicia-se a montagem do equipamento, com as vigas estabilizadoras e os chamados MATS - chapas metálicas e dormentes. O patolamento do guindaste será feito sobre os MATS. Caso seja necessário, após o patolamento, inicia-se a montagem dos contrapesos.

Salientamos que quando se tratam de equipamentos de grande porte, o aterramento deverá ser feito em pontos fixos ou sobre hastes de cobre, fixadas no solo.
Com a máquina montada, a movimentação das peças já pode ser iniciada.

Entre em contato com nossa equipe comercial, apresente sua necessidade em movimentação de carga e trabalho em altura e adote essa solução rápida, prática, segura e assertiva em sua atividade.

Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X