x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Segurança nos Içamentos de Cargas é destaque na Sipat Cunzolo 2021

No quarto dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a própria área de Segurança do Trabalho da Cunzolo foi a estrela do dia, apresentando importantes informações sobre o tema de içamento de cargas.


Luciano Prado, técnico de segurança da Cunzolo, no quarto dia de palestras da SIPAT na Cunzolo SJC

Luciano Prado, técnico de segurança da Cunzolo, no quarto dia de palestras da SIPAT na Cunzolo SJC

Içamento de cargas e a segurança

Desde o conceito de içamento de cargas até as principais questões ligadas à segurança, Luciano apresentou o tema de forma detalhada e muito bem exemplificada.

Por tratar-se de uma atividade que propicia uma solução muito eficiente para movimentação de carga de grande porte e/ou peso, possui, também, um alto grau de dificuldade, sendo essencial que seja executada por pessoas devidamente qualificadas.

O içamento é realizado com técnicas manuais e mecânicas, utilizando equipamentos capazes de erguer cargas pesadas e volumosas de maneira segura e eficaz.

A operação destes tipos de equipamentos exige treinamento específico, conforme define as NR’s 11 e 12.

Luciano também apresentou as principais regras para se obter um içamento de sucesso:

  1. As operações de movimentação de cargas devem ser executadas por uma empresa experiente e consolidada.
  2. Os equipamentos de movimentação de carga devem estar em dia quanto à manutenção preventiva e totalmente funcionais.

  3. O operador deve conhecer profundamente o equipamento e sua capacidade de carga, em termos de alcance, peso e raio.

  4. O operador deve ser treinado e capacitado para operar o equipamento e realizar a atividade.

  5. Nunca usar o telefone celular durante uma operação de içamento de carga.

  6. A área de içamento de carga deve estar isolada e sinalizada considerando todo raio de operação, sendo que não é permitido o trânsito de pessoas nesta área demarcada.

  7. Os operadores e trabalhadores do local devem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados;

  8. Considerar a condição climática, com especial atenção em caso de vento forte e chuva.

  9. Cargas são sempre içadas na vertical.

  10. Usar uma equipe de remoção quando é impossível aproximar os equipamentos das cargas a serem içadas.

  11. Utilizar ferramentas e acessórios para controlar as cargas durante o içamento, como cordas e bastões.

  12. Atenção para as amarrações das cargas e realizar a movimentação com a menor altura possível.

  13. Realizar a APR - Análise Preliminar de Riscos - e fazê-la ser conhecida por todos os envolvidos na operação, além de sempre utilizar o estudo de rigging como orientador da operação.

Agnaldo, Luciano e Arnaldo ao final da palestra de Luciano sobre segurança no içamento de cargas.

Agnaldo, Luciano e Arnaldo ao final da palestra de Luciano sobre segurança no içamento de cargas.

A curva de Bradley

Luciano também trouxe um assunto muito importante e interessante para todos os colaboradores da Cunzolo: os conceitos da Curva de Bradley.

Esta teoria se propõe avaliar a maturidade de segurança da empresa e ajudá-la a entender os esforços necessários para melhoria e evolução da segurança em termos de nível de trabalho em equipe, proatividade e comprometimento de seus empregados.

A ferramenta é muito simples, mostrando os quatro estágios do amadurecimento da cultura de segurança organizacional. São eles:

  1. Estágio reativo: Neste estágio, as pessoas não assumem a responsabilidade e acreditam que a segurança é mais questão de sorte do que de gerenciamento e que “acidentes simplesmente acontecem”. Nem precisamos dizer que este comportamento, a longo prazo, leva aos acidentes, não é?Aqui, o assunto da segurança é relegado aos profissionais da área de segurança do trabalho.

  2. Estágio dependente: O comportamento aqui é de encarar a segurança como uma questão de seguir as regras elaboradas por alguém. As taxas de acidente diminuem e a equipe de gerenciamento acredita que a segurança poderia ser controlada “se as pessoas só seguissem as regras”. A Segurança do trabalho acaba sendo encarada como uma questão de punição, como um item disciplinar.

  3. Estágio independente: As pessoas assumem a responsabilidade pela própria segurança e acreditam que podem fazer a diferença com suas ações. Os acidentes diminuem ainda mais. Segurança do trabalho se torna um hábito. Deste estágio em diante a empresa já está entrando no melhor da segurança do trabalho, e os resultados virão naturalmente.

  4. Estágio interdependente: O estágio da maturidade, em que a segurança é verdadeiramente sustentável, com taxas de lesões próximas de zero. As pessoas se sentem habilitadas a agir conforme necessário para trabalhar com segurança e assumem responsabilidade por si mesmas e pelos outros. As decisões são tomadas no nível apropriado e as pessoas vivem de acordo com essas decisões. A organização obtém benefícios significativos para os negócios por meio de maior qualidade, maior produtividade e percebe um aumento nos lucros.

 Equipe Três Lagoas acompanhando toda a programação SIPAT 2021 da Cunzolo.

Equipe Três Lagoas acompanhando toda a programação SIPAT 2021 da Cunzolo.

Cada um tem seu papel a cumprir, por exemplo, a administração é responsável por fornecer os meios necessários para criar um ambiente de trabalho seguro: informação, treinamento, conscientização, procedimentos, supervisão de sua implementação real, dentre outros.

Aos colaboradores cabe a união e assumir o desafio de se manter seguro e com saúde: aqui todos fazem a diferença e o trabalho em equipe é absolutamente necessário. Ou se trabalha em equipe ou nada pode ser alcançado.

Continue acompanhando conosco os eventos da SIPAT Cunzolo 2021, pois amanhã será o último dia desta semana especial, com a apresentação da palestra sobre Perigos e Riscos e a assinatura do novo documento das Regras de Ouro Cunzolo.

Na corrente da segurança o elo mais importante é você!

Abraços virtuais e seguros da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X