x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

A sustentabilidade no segmento de movimentação de carga

O editorial da última edição da revista especializada M&T entrou na discussão sobre o assunto da sustentabilidade no segmento de movimentação de carga.

Sob o título de "Criação de valor e investimento sustentável” o tema ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) foi incluído no tradicional painel de debates “Tendências no Mercado da Construção” e que, de forma direta, é endereçado a todos os segmentos de negócios atualmente.

Revista M&T

Capa da revista especializada M&T, com o tema ESG


A discussão proposta pela matéria enfoca na importância e peso que os aspectos ESG têm na análise de riscos das estratégias operacionais definidas pelas empresas, não importando qual o seu segmento de atuação.

O ESG congrega elementos que, juntos, configuram não apenas uma tendência, mas uma orientação concreta na direção da sustentabilidade. Uma visão de sustentabilidade que representa a capacidade de qualquer negócio operar em um futuro próximo.

E quais são esses elementos?

Mudança no perfil de consumo das pessoas: a geração conhecida como baby boomers (os nascidos entre 1944 e 1964) estão atualmente transferindo a gestão de recursos para seus filhos e netos que, por sua vez, já buscam consumir produtos mais “verdes”. Ou seja, estes filhos e netos já são consumidores orientados para a sustentabilidade e ao assumirem os negócios de família, tendem a empregar a visão da sustentabilidade em suas operações.

A questão da biodiversidade e a agenda climática: dois assuntos que impactam diretamente no tema dos insumos e condições de produção. Ou seja, o modelo de economia linear, chamado de degenerativo, em que há a sequência de ações: extração - produção - consumo - descarte não fecha mais a conta, uma vez que estamos consumindo mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar. A chamada economia circular, que preconiza um sistema regenerativo, considera os seguintes elementos: não existe jogar fora, uma vez que tudo acontece aqui, neste planeta e o sistema é finito, ou seja, os recursos são limitados e muitas vezes os impactos são irreversíveis (como no caso das reservas minerais e combustíveis fósseis).

O contexto social de atuação das empresas: as questões de saúde, segurança, senso de pertencimento e propósito, responsabilidade com o cliente, a sociedade e comunidade - aspectos que fazem parte da nova geração, suas preocupações e aspirações e que estará à frente de negócios, consumirá produtos e que, ao serem consideradas pelas empresas, podem gerar inovações e diferencial competitivo.

Tantas questões de tamanha amplitude e relevância só poderiam passar a fazer parte das estratégias das empresas de todos os setores. Trata-se de uma questão de olhar para frente e não mais para trás. Afinal de contas, não há negócios ou atividade econômica sem pessoas e não existem pessoas fora de um ambiente natural.

guindastes

A Cunzolo já aponta nesta direção ao adotar algumas diretrizes operacionais e estratégicas que objetivam diminuir a quantidade de material impresso ao longo da jornada de atendimento ao cliente externo e interno, reduzindo custos também por meio de padronização e automação de processos, evitando retrabalhos. E o melhor de tudo: fidelizando clientes.

A Cunzolo e a adoção de automações na gestão de seus processos

O uso de dois sistemas que, juntos, abordam desde a gestão do atendimento comercial inicial até a prestação dos serviços de movimentação de carga e trabalho em altura: de ponta a ponta, uma redução em mais de 90% em impressões diariamente.

O sistema operacional Wxeq, que possibilita realizar o checklist de equipamentos, controle de todas as etapas da atividade, como entregas de equipamentos, tudo realizado com geoposicionamento, ou seja, maior confiabilidade nas informações das medições direcionadas aos clientes.

O sistema Pipefy: fluxo programado de tarefas que coordena todo o atendimento comercial até a finalização da prestação de serviços, incluindo automações que enviam documentos e demais comunicados importantes aos clientes. Obtivemos uma média de 92 horas salvas por mês na gestão das tarefas dos colaboradores, considerando-se que se gasta, em média, 5 minutos para executar cada uma destas atividades.

O nosso lema operacional é “Tratar cada operação como única” e para tanto, nossa estratégia se baseia em segurança em primeiro lugar, equipamentos modernos e bem mantidos e uma equipe operacional especializada e bem treinada.
E nosso principal objetivo é entregar serviços de excelência aos clientes.

Conheça mais sobre a Cunzolo em nossas mídias e como chegamos aos 54 anos de mercado com uma mentalidade inovadora.

Abraços virtuais da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X