x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

As mulheres na Cunzolo

Hoje, em homenagem a todas as mulheres e seus respectivos papéis na construção de um mundo melhor, vamos falar sobre como as mulheres também estão inseridas em nosso contexto, ou seja, o trabalho em altura e a movimentação de cargas.


A princípio, e em como várias outras áreas ou segmentos profissionais, é muito típico que homens ocupem certas funções, como operadores de guindastes e motoristas de carretas. Buscamos a referência de mulheres que se dedicaram a ocupar tais funções e encontramos as histórias de 3 mulheres que figuram em nosso cenário: uma delas é operadora de grua no Rio de Janeiro, outra é operadora de guindauto em Curitiba e a terceira é operadora de empilhadeiras, guindautos e guindastes, em Minas Gerais. A reportagem foi feita pela publicação especializada Crane Brasil em 2015. Leia a íntegra aqui.

Aqui na unidade de São José dos Campos, somamos 20 mulheres atuando no apoio administrativo e, em especial, na direção financeira, na gerência de logística, no comando do RH e do Marketing e Pós-venda.


Dentre elas, gostaríamos de contar a história da gerente de logística, Vera Massarente. Vera começou a trabalhar na Cunzolo de uma forma que muitos poderiam considerar como “um sinal de que nada acontece por acaso”: seu pai, que era operador de guindaste na Cunzolo há 10 anos, precisou de ajuda para montar uma árvore de Natal para a sede. Delegou à filha a tarefa e esta, enquanto realizava o trabalho, foi abordada pelo diretor que lhe ofereceu a oportunidade de fazer um teste para ocupar a vaga administrativa que acabava de se tornar disponível. Vera conseguiu o trabalho e à medida que a empresa crescia, foi também aprendendo e se desenvolvendo: emitia notas, organizava a programação, coordenando as operações nos clientes, dentre outras atividades administrativas. Quando a empresa já contava com mais outras 3 unidades operacionais, congregando diversos colaboradores e clientes, Vera teve a oportunidade de escolher em que área gostaria de ficar, exclusivamente: não pensou muito e optou pela gerência da logística, função que executa há mais ou menos 8 anos.


Perguntamos se há algum elemento que ela julga ter sido essencial para o sucesso que obteve em executar a tarefa de gerente de logística: Vera, novamente, não titubeou e respondeu: “o fato de eu ser mulher. Mulher entende que as pessoas têm problemas, estão dispostas a compreender e ouvir… Uma pessoa não é uma máquina; alugamos máquinas, mas é o ser humano que move a máquina. Essa pessoa merece atenção, respeito.” E ainda complementa: “Pode ser considerado um cargo masculino, mas não é… você lida com gente. E mulher lida muito bem com gente.”

Vera tem um filho, que há pouco tempo também se integrou ao quadro de colaboradores da Cunzolo, tornando-se a terceira geração presente na empresa. A partir desse momento Vera compreendeu que atingiu mais um novo patamar: tem reunidos sob o mesmo teto os operadores, que já considerava quase que “filhos” com seu Franco. “A Cunzolo é como se fosse parte da minha família”.

Vera é a sétima mulher da esquerda para direita na foto ao fundo. Essa foto foi tirada no evento realizado hoje na sede da Cunzolo São José dos Campos em homenagem ao dia internacional das mulheres.

A importância do trabalho de todas essas mulheres é sinônimo da estruturação da Cunzolo no mercado há mais de 50 anos. Desde as mulheres que efetivamente participaram da construção da empresa até as esposas de operadores e colaboradores. Aproveitamos a data especial para homenagear todas as mulheres que se dedicam a contribuir com inteligência, graça e competência em todos os segmentos profissionais existentes.
Parabéns!


Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X