x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

As condições de tempo e a segurança das operações na prática

Matéria sobre as condições climáticas da revista Crane Brasil revela a importância que o vento exerce na segurança das operações.

Em toda operação de movimentação de carga alguns procedimentos sobre a montagem e operação dos guindastes são básicos, ainda que se considere as diferenças entre equipamentos, condições ambientais e objetivos a serem alcançados.

Ambiente de içamento

Preparação prévia do ambiente de içamento

Na Cunzolo, o Departamento Operacional é responsável por coordenar as atividades realizadas nos clientes, tendo como um dos seus mais valiosos valores a segurança nas operações.

E antes do início de qualquer atividade de movimentação de carga, a Segurança do Trabalho na Cunzolo promove diariamente com os operadores o Diálogo diário de segurança, mais conhecido como DDS: momento de reflexão sobre os pontos importantes que devem ser observados em um içamento.

Neste momento, discutem, dentre outros assunto, sobre as questões diretamente ligadas à operação, como:

Equipe operacional
Luciano Prado (o primeiro à direita da foto) com a equipe operacional, antes do início das atividades

O início das atividades de içamento

Ao iniciar as atividades de movimentação de carga, a análise do ambiente é o primeiro ponto de verificação: o operador checa as condições do solo e suas interferências, elementos que representam interferências que estejam em pontos altos, ainda que tenha sido feito um estudo de rigging prévio, pois mudanças e alterações são comuns em ambientes industriais.

E esta análise inicial não se encerra apenas nas condições físicas do local da operação: o operador analisa, principalmente, as condições climáticas.

Neste sentido, o vento é um dos mais importantes elementos na segurança e sucesso das operações de içamento.

De acordo com a matéria, o vento pode ter efeitos diretos e indiretos nas operações de guindastes:
Os efeitos diretos podem afetar a estabilidade e/ou a integridade estrutural do guindaste, e os efeitos indiretos podem afetar a carga no gancho, ou seja, fazer com que ela se mova repentinamente. Um pequeno aumento na velocidade do vento pode acarretar efeitos na estabilidade da carga e do próprio guindaste.

O operador checa nas tabelas de cargas dos fabricantes as velocidades admissíveis de vento para a configuração que será utilizada para a operação, considerando todos os elementos, tais como: altura de içamento, dimensão e peso da carga, raio de operação, etc.

As referências para operações com relação à velocidade do vento são:

O operador utiliza o anemômetro para medir a velocidade do vento, quando a carga está acima deste padrão, calculando a velocidade máxima permitida ou admissível para a operação que se iniciará.

Como se vê, o planejamento das atividades e a análise criteriosa das condições de operação são essenciais para que os objetivos sejam alcançados com total segurança.

O preparo da equipe é alcançado por meio de treinamentos e atendimento à risca dos procedimentos técnicos estabelecidos.

Agrega-se um parque de equipamentos modernos e bem mantidos a esta equação, o resultado é a excelência construída no dia a dia e comprovada por mais de 54 anos de mercado.

Entre em contato com nossa equipe comercial, apresente sua necessidade em movimentação de carga e trabalho em altura e experimente uma solução rápida, prática, segura e assertiva em sua atividade.

Abraços virtuais da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X