x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Guindastes Articulados: Fassi F1950 e Fassi 800 em operação

Conhecendo um pouco mais sobre os equipamentos Fassi desta operação:

Os guindastes articulados ou guindautos são muito indicados quando há restrição de altura de trabalho para o içamento da carga. Ou seja, questões de limitações de espaço e altura são bem resolvidas por estes tipos de guindastes que são menores e podem abrir e fechar a lança enquanto içam a carga. O patolamento dos guindautos também são mais rápidos, quando comparados aos guindastes telescópicos.

O guindauto Fassi F800 é um guindaste articulado compacto: possui 8,9 metros de comprimento e 2,55 metros de largura.

Sua lança tem alcance de até 28 metros na horizontal com a montagem do jib, e nesta configuração, suporta içamento na ponta de 850 kg.

Operando em sua altura máxima vertical de trabalho, ou seja, 31 metros, possui capacidade de içamento na ponta de 1,2 toneladas.

A capacidade de içamento a 2,95 metros é de 21,5 toneladas.

Fassi F800 patolado dentro do galpão na operação.

O guindauto F1950 é o maior guindauto de sua categoria na América Latina, com capacidade de 40 toneladas e alcance de 42 metros.

Comandado por controle remoto e com cesto homologado pela norma NR12, impressiona pela capacidade.

A segurança é um ítem muito evidente neste guindauto, pois possui sensor de abertura de sapatas, que faz o redimensionamento de sua capacidade de carga e, em caso de risco à segurança, realiza o bloqueio do equipamento, impedindo que seja excedida a capacidade de içamento.

Devido a sua capacidade de operar em 360° em relação ao seu eixo, necessita de amplo espaço para o patolamento, para abertura de todas suas sapatas.

Fassi F1950 içando motor.

A operação

A atividade consistia no içamento e montagem das partes de um equipamento dentro de um container, posicionado dentro do galpão.

A operação foi realizada pela equipe Cunzolo com o uso de dois guindastes. O Fassi F800 foi posicionado dentro do galpão e o Fassi F1950, do lado de fora, para içamento das peças e posterior posicionamento próximo ao container.

As três peças que foram montadas dentro do container tinham peso e dimensões diversas, variando de 11 a 13 toneladas. Os guindautos tiveram que içar as peças e posicioná-las por cima, tendo que considerar a altura do galpão nestes movimentos. A operação levou em torno de 5 horas, considerando não apenas o içamento e posicionamento das peças dentro do container mas, também, o tempo necessário para a equipe de apoio fazer as montagens intermediárias necessárias, entre os 3 componentes do equipamento.

A equipe Cunzolo envolvida nesta operação foram:

Antônio Marcos, operando o Fassi F1950

Cristiano de Paula, operando o Fassi F800

Os auxiliares: Danilo e Delton, no apoio das amarrações, guiamento e sinalização da operação.

Antônio Marcos está na Cunzolo desde agosto de 2009, tendo experiência anterior como motorista operador de betoneira. Entrou como auxiliar de movimentação de carga e ao longo dos anos, foi adquirindo experiência com colegas Claudinei e Ednaldo, ambos operadores de guindastes. Complementou sua formação com cursos na área de movimentação de carga, sendo hoje operador de guindauto, em especial, o Fassi F1950.

Antônio Marcos ao lado do Fassi F1950.

Parabéns à equipe que realizou esta operação e foi saudada pelo cliente, agradecido pelo profissionalismo e técnica com que conduziram toda a operação.

Abraços da Equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X