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Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Manutenção: antes e depois das locações de plataformas elevatórias

A manutenção de plataformas elevatórias é uma das atividades mais importantes para garantir a qualidade dos diversos tipos de plataformas aéreas que temos em nosso parque de equipamentos.

Dando continuidade à série de posts que explicam como o departamento de manutenção das unidades de São José dos Campos, Taubaté e Três Lagoas é organizado e como executa as suas atividades, vamos hoje falar sobre o processo de manutenção das plataformas de acesso.

Falamos no post da semana passada sobre a organização funcional do departamento de manutenção e as principais atividades que são executadas diariamente.

Quando falamos em manutenção de plataformas elevatórias, as tarefas executadas pela equipe de manutenção se diferenciam em relação à manutenção de guindastes e equipamentos de movimentação de carga. Uma das razões que justificam essas diferenças é o fato de que as plataformas aéreas são operadas pelos colaboradores dos clientes, diferentemente do que ocorre com os guindastes, operados exclusivamente pelos operadores especialistas.

A manutenção das plataformas elevatórias

Para demonstrar como a equipe de manutenção de plataformas elevatórias trabalha, vamos tratar de um cenário em que a plataforma Genie GS 1930 é locada por 60 dias para uma indústria que está fazendo a instalação de canaletas de cabeamento de rede em galpões.

Antes da plataforma ser entregue para o cliente é feito um check list de saída: trata-se de uma lista que foi elaborada com base na documentação de manutenção preventiva e que relaciona alguns ítens que são verificados, tais como bateria, comandos, etc.

Além do check list de saída é feita uma série de fotografias da plataforma, como forma de atestar as condições em que a plataforma saiu da nossa garagem.

O controle de manutenções é feito por sistema (Totvs), onde estão cadastrados todos os equipamentos, suas respectivas programações de manutenção preventiva e as eventuais manutenções corretivas executadas. Os dados são gerados sempre no início de cada mês e monitorados semanalmente, de forma que as programações de manutenções preventivas ocorram nas semanas do mês corrente e nenhum equipamento fique sem manutenção preventiva realizada.

As manutenções preventivas são realizadas a partir do que é definido no manual do fabricante de cada equipamento e podem prever sequências de manutenção:

Voltando ao nosso cenário: no início do mês, então, é feito o relatório dos equipamentos que precisam passar por manutenção preventiva e na lista de equipamentos está a Genie GS1930, que precisa passar pelo programa de manutenção preventiva trimestral.

Nosso Departamento de Manutenção entra contato com o cliente e é agendada a visita do técnico no local. Vale ressaltar que a Cunzolo mantém os técnicos e mecânicos integrados nas indústrias, como forma de agilizar todo esse processo.

Após a realização da manutenção preventiva, o técnico faz um relatório sobre o trabalho executado e que é inserido no sistema para efeito de controle dos indicadores de manutenção.

Caso o técnico identifique, durante a preventiva, que um item apresenta possibilidade de colapsar, apesar de ainda estar em pleno funcionamento, tal apontamento é feito no relatório para que seja feito seu reparo ou substituição, se necessário. É a chamada manutenção corretiva programada ou manutenção preditiva, baseada em detecção de possíveis falhas.

Terminado o contrato de locação a plataforma retorna para a garagem, onde passará por uma checagem de retorno.

Na eventualidade de ocorrer quebra ou falha em operação, nosso departamento de manutenção está preparado para atuar imediatamente, sendo necessário apenas que o cliente abra um chamado de manutenção corretiva. Existem indicadores internos que medem os atendimentos realizados em até 48 horas.

Ramon Lira Pontes é a pessoa que faz os agendamentos e atendimentos de chamados de manutenções com clientes, emite e encerra as ordens de serviço, controla a entrada e saída de plataformas no sistema, arquiva documentos pertinentes às manutenções e cuida dos manuais operacionais de plataformas, ou seja, é o colaborador que executa boa parte das atividades administrativas que tratamos hoje no post.

Ramon está na Cunzolo há 8 meses, tendo trabalhado antes com frota de caminhões e equipamentos. É técnico em logística e, de quebra, é operador de empilhadeira com forte inclinação por desafios: “gosto de tudo, principalmente de novos desafios que tragam bons resultados”

Ramon (controlador administrativo)

Aproveitamos para disponibilizar aqui os números de telefone do Ramon, no Departamento de Manutenção:

(12) 3903-9400, ramal 9421

(12) 98110-4969

Nossa equipe trabalha de acordo com as melhores práticas de manutenção e gestão para que a sua experiência com nossas plataformas elevatórias seja a melhor de todas!


Abraços da equipe Cunzolo!

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