x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Aniversário 55 anos: operadores tão experientes quanto a Cunzolo - parte 2

Próximo à data de aniversário de 55 anos da Cunzolo continuamos a apresentar nossos colaboradores mais antigos. Desta vez, o escolhido foi o operador de guindastes José Soares, já conhecido aqui na editoria Cunzolo.

Primeiramente, vamos conhecê-lo: José Soares é o terceiro, da esquerda para direita:

Operadores Experientes

O início dessa história de sucesso

José Soares começou sua trajetória na Cunzolo no dia 22 de novembro de 1994. Ele já trabalhava como operador de guindastes, mas a empresa onde trabalhava estava em concordata e nessa fase, considerou, inclusive, desistir da profissão. Mas soube que a Cunzolo precisava de operadores e foi participar de um processo seletivo, onde estavam mais 4 candidatos. Dos 5 candidatos, foi o escolhido, especialmente pela sua experiência anterior com equipamentos de grande porte.

Operadores Experientes

José Soares em uma operação de içamento de stoplogs de uma represa

Operações mais marcantes em sua trajetória

Conversando com o Sr. José Soares, ele menciona duas operações que julga importantes em sua trajetória:

A primeira foi a desmontagem de uma ponte rolante e depois a instalação de um novo carrinho de ponte que deveria ser instalado sem ser desmontado. Um planejamento minucioso foi feito a partir das condições de operação e, utilizando mais de um guindaste e um vão na área de produção, a instalação ocorreu sem nenhuma intercorrência.

Outra operação que marcou foi a retirada de um induzido de motor elétrico, também designado de rotor, que é a parte móvel do motor, uma peça cilíndrica, oca ou maciça, formada por um conjunto de chapas de aço macio. Nesse caso, como o motor era muito grande, esta peça pesava em torno de 35 toneladas. A área de trabalho, com várias interferências, demandava uma operação minuciosa e o histórico desta atividade no cliente contava com uso de pórticos para execução. A Cunzolo foi a única empresa que se propôs a realizar a atividade utilizando dois guindastes. A atividade transcorreu exatamente como o planejado.

Ainda se lembrando de operações, José Soares tem uma história inusitada: na época em que os circos ainda podiam ter animais, durante um período de apresentações na cidade de São José dos Campos, um elefante adoeceu com problemas nas patas. O veterinário que acompanhava o circo fez os tratamentos necessários e indicou que o elefante precisaria ficar de pé, para movimentar-se e acelerar o processo de cura. Para tanto, o circo contratou a Cunzolo para usar um guindaste e apoiar o elefante por meio de cintas, de forma que ele pudesse se movimentar com mais facilidade dentro de uma área restrita. A ideia foi promissora e deu certo, no entanto, o elefante teve uma parada cardíaca e morreu.

Ele lembrou de mais uma situação inusitada: o exército estava realizando um treinamento na represa do Jaguari durante um acidente, o helicóptero acabou no fundo da represa. Vieram pessoas do Rio de Janeiro para localizar o helicóptero e conseguiram trazê-lo com bóias para mais próximo à borda da represa. Para fazer a retirada total, contataram a Cunzolo para fazer o içamento da aeronave.

José Soares atualmente faz parte da equipe que atua na cidade de Três Lagoas.
Quando olha sua trajetória, comenta: “eu me sinto muito feliz por fazer parte desta história e de ser parte da Família Cunzolo, porque o tratamento é muito humano. A Cunzolo é uma empresa família, que se preocupa com o bem-estar do colaborador”

São quase 28 anos de dedicação ao trabalho de movimentação de carga na Cunzolo. E, novamente, agradecemos a atenção em nos contar alguns detalhes desses anos de experiência e trajetória na Cunzolo.


Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X