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Cunzolo no Ar
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Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Os equipamentos exclusivos da Cunzolo para inspeção de pontes são matéria na revista M&T

Capa da edição de julho da revista M&T com reportagem sobre as obras em pontes e viadutos, com participação da Cunzolo.

A preocupação com a manutenção preventiva de pontes e viadutos já foi assunto diversas vezes em nossas publicações.

Desta vez a revista M&T, uma publicação especializada em tecnologia e inovação para construção e mineração, divulgou uma matéria especificamente sobre as pontes e viadutos que necessitam de manutenções preventivas ou corretivas, intitulada “Obras de arte especiais”

Logo após o incidente de janeiro de 2019 na ponte de acesso à Dutra, na marginal Tietê, o Ministério Público emitiu um parecer técnico apontando a existência de 14 pontes e viadutos, na cidade de São Paulo, com risco iminente de queda.

O engenheiro e professor Jarbas Milititsky, autor do livro ‘Patologia das Fundações’ contribuiu com visões específicas sobre o tema da conservação destas obras na matéria:

"A sociedade deve estar ciente de que as inspeções das estruturas, bem como as intervenções técnicas de manutenção e revitalização, devem ser feitas com periodicidade a partir de um prazo estabelecido, da mesma forma que uma pessoa precisa passar por exames de rotina a partir de certa idade".

"É essencial melhorar a qualidade das obras de arte e edificações antigas, com inspeções técnicas periódicas nas fundações e em toda a estrutura, primando pela conservação", defende.

Equipamentos exclusivos para manutenções e inspeções em pontes e viadutos

Cientes da importância deste tema nas obras de infraestrutura do país, a Cunzolo investiu em equipamentos que atendam às exigências de manutenção preventiva e corretiva destas obras considerando, ainda, os aspectos relevantes nestes momentos:

O diretor Marcos Cunzolo, durante a entrevista para a revista M&T, apontou: “A tecnologia está cada vez mais adequada a esse tipo de trabalho, o que é muito positivo”.

Nesse sentido, sua fala é direcionada à eficiência, representada pela rapidez e mobilidade de acesso: “Para inspecionar alguns metros adicionais no itinerário de uma ponte basta locomover o equipamento”.

Barin

A Barin é exclusividade da Cunzolo, sendo a única plataforma sobre caminhão existente no Brasil desenhada para trabalhar abaixo de pontes e viadutos.

A Barin é feita de alumínio aeronáutico: o cesto comporta até 150 Kg e tem espaço para até duas pessoas, respeitado o limite de peso. O cesto desce 6 metros para baixo da base e avança mais 6 metros abaixo da ponte, com raio linear de acesso de 12 metros, sendo 6 metros de cada lado.

Hiab 377 e Hiab 622

Os dois modelos de guindautos possuem cestos devidamente adaptados para a atuação em grau negativo, ou seja, a lança do guindauto é posicionada sob a ponte, para que seja feita a inspeção ou reparo. Os cestos dos guindautos são homologados, fabricados pelo próprio fabricante dos equipamentos e acompanham o grau da lança. As 3 articulações da lança permitem o acesso embaixo da estrutura da ponte, alcançando em média, 18 metros para baixo da base e, depois, em torno de mais 8 metros embaixo da base da ponte. Com alcances de lança variando entre 2,5 e 15,8 metros, altura máxima de trabalho entre 24 e 29 metros e capacidade total de 12 e 22 toneladas, os modelos da Hiab podem ser usados em diversas condições. Detalhes sobre os dois modelos são encontrados nos links abaixo:

Hiab 377:

O Guindaste Articulado - HIAB XS 377 é comandado por controle remoto sem fio, facilitando a operação. Equipamento de utilização ideal dentro de fábricas e obras civis e industriais, por ter uma boa capacidade de carga de içamento e transporte.

Hiab 622:

Palfinger PA 19000

A Palfinger PA 19000 é uma outra exclusividade da Cunzolo, assim como a Barin.

Trata-se de um guindaste bi-articulado, com as seguintes características:

Palfinger PA 19000 em operação de manutenção sob ponte.​

A demanda depois da pandemia do Covid-19

O diretor Marcos Cunzolo apontou um aumento na procura destes tipos de equipamentos depois dos incidentes nas marginais de SP e assinalou que a procura se manteve depois da pandemia:

"Nos primeiros meses de quarentena o tráfego diminuiu e as concessionárias aproveitaram para fazer vistorias e reparos, já que a construção civil foi uma das atividades consideradas essenciais e não parou."

Guindaste bi-articulado Palfinger PA 19000 em operação embaixo da ponte.

Investir em produtos inovadores que trazem ganhos em produtividade é um diferencial característico da Cunzolo: há 53 anos contribuímos para o desenvolvimento do país, com segurança e eficiência.

Saúde a todos!

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