x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Parada de manutenção em Três Lagoas

As paradas de manutenção acontecem em todos os ambientes que produzem qualquer tipo de produto, pois são essenciais à manutenção da capacidade produtiva das indústrias.

O que são as paradas de manutenção?

Na prática, tratam-se de eventos pré-definidos com o objetivo de realizar manutenções preventivas em equipamentos ou sistemas produtivos e que não podem ocorrer enquanto a unidade industrial está em operação.

Envolvem manutenções mecânicas, elétricas, atividades de armazenamento e transporte, além de instalações e movimentações de maquinários. Devido a esta variedade de eventos, tornam-se atividades críticas que requerem muita atenção e planejamento.

A segurança dos colaboradores e a integridade dos maquinários produtivos tornam-se os pontos de atenção nos planejamentos das paradas de manutenção. A concentração de mão de obra e o uso de guindastes e demais equipamentos de movimentação de carga, como empilhadeiras e plataformas elevatórias, são os principais elementos destas operações.

As paradas de manutenção são eventos ligados à estratégia estabelecida pelas empresas, uma vez que preparam a indústria para o alcance de diversos tipos de objetivos, como o lançamento de um novo produto, adequação de uma linha produtiva ou a manutenção do posicionamento de mercado.

Guindauto Fassi F1950 em atividade de parada de manutenção

Na foto acima vemos o guindauto Fassi F1950 na troca de prensas hidráulicas da linha de produção de indústria de celulose na cidade de Três Lagoas - MS.

A equipe de engenharia da Cunzolo programou a operação de forma a utilizar o Fassi F1950 para desmontagem e montagem de duas prensas, uma vez que os guindastes articulados ou guindautos são muito indicados quando há restrição de altura de trabalho para o içamento da carga, e o Guindaste industrial Ormig 20/25 na retirada de ferramentais, transportando-os por dentro da linha gerando, assim, versatilidade e agilidade no processo de manutenção.

Tempo e custo foram os pontos relevantes para o sucesso desta operação.

Normalmente, com o uso de um guindaste rodoviário, o tempo médio seria de 15 dias para manutenção de cada uma das prensas, considerando ainda, que haveria necessidade de operar pelo lado de fora do galpão, com a retirada de telhas e tesouras para que o guindaste pudesse fazer a retirada e posterior instalação das prensas.

No entanto, a solução criada pela equipe Cunzolo, reduziu para 5 dias a manutenção das duas prensas!

Com o uso de dois equipamentos diferentes, conseguiram contornar uma solução “padrão” resultando em um extremo ganho para o cliente, que nunca obteve até então, em todas as paradas de manutenção, um resultado semelhante!

Alex de Souza, operando o Fassi F1950 retirou primeiramente a caixa com peso médio de 10 toneladas; em seguida os cilindros, com peso médio de 18 toneladas e, por último, a parte de baixo, com peso médio de 17 toneladas.

O guindauto F1950 é o maior guindauto de sua categoria na América Latina, com capacidade de 40 toneladas e alcance de 42 metros. Comandado por controle remoto e com cesto homologado pela norma NR12, impressiona pela capacidade segurança: possui sensor de abertura de sapatas, que faz o redimensionamento de sua capacidade de carga e, em caso de risco à segurança, realiza o bloqueio do equipamento, impedindo que seja excedida a capacidade de içamento.

Guindaste ormig 20/25 na parada de manutenção da indústria de celulose em Três Lagoas/MS

Os guindastes industriais são equipamentos compactos e com alta capacidade de içamento. Transitam com a peça içada sobre pneu e contam com eixos direcionais, que facilitam e agilizam a movimentação durante a operação. São equipamentos robustos, ainda que tenham dimensões menores quando comparados aos outros tipos de guindastes.

O Ormig 20/25 possui eixos direcionais traseiros e se locomove com a carga, ou seja, sobre os pneus. Sua capacidade de carga é de até 25.000 kg a 0,70 metros, com alcance horizontal de 7,7 metros a capacidade de içamento é de 3.100 kg e com alcance vertical de 12,5 metros, a capacidade de içamento é de 12.800 kg.

Esse modelo é bem compacto 2,48 metros de largura e 2,8 metros de altura.

A equipe Cunzolo envolvida na parada de manutenção é:

Alex de Souza Silva, operando o Fassi F1950

Oseias Rodrigues, como líder de operação

Rodrigo José de Oliveira, operando o Ormig 20/25

Renato Rodrigues, motorista da prancha 3 eixos.

Alex de Souza é colaborador da Cunzolo há quase 10 anos. Já contamos a trajetória dele na Cunzolo no post sobre a plataforma especializada Barin. Tendo começado como auxiliar de movimentação de carga, foi se especializando ao longo dos anos e hoje é operador tanto dos guindautos quanto dos guindastes, em especial os industriais.

A Cunzolo já participou inúmeras paradas de manutenção, nos mais variados segmentos da indústria, tendo desenvolvido uma metodologia de trabalho que integra o planejamento dos objetivos do cliente ao uso de equipamentos movimentação de carga de diversas capacidades e portes, plataformas aéreas, empilhadeiras, ferramentas de remoção industrial e em especial, a equipe de remoção industrial, altamente especializada em remoções e paradas de manutenção.

Consulte nossa equipe comercial, apresente seu projeto de parada de manutenção e experimente as soluções de quem já tem mais de meio século de know-how.

Abraços virtuais da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X