x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

O que são e quais os tipos de empilhadeiras que existem?

Há muitas dúvidas sobre o que são e quais os tipos de empilhadeiras existentes no mercado e hoje iremos esclarecer estas dúvidas.

A história da empilhadeira

A empilhadeira foi inventada em 1917 pela indústria de equipamentos Clark Company para movimentar eixos, rodas e demais peças de maior peso dentro das dependências da fábrica e recebeu, inicialmente, o nome de Tructractor.

Alguns clientes que visitaram a fábrica ficaram interessados no equipamento e sua praticidade, fazendo com que a Clark iniciasse em 1918 a manufatura de 8 unidades. No ano seguinte, a produção saltou para 75 equipamentos entregues.

O sucesso foi tão grande que justificou a construção de uma divisão dedicada à manufatura dos “Tructractor” já em 1919.

O primeiro Tructractor da Clark.

Outra empresa, a Yale, dedicou parte de sua produção para manufatura de paleteiras, tratores de reboque e empilhadeiras, tendo se tornado a primeira a produzir empilhadeiras com garfos inclináveis.

Apesar da Clark ter sido a pioneira na concepção do equipamento, a Yale é considerada a empresa que lançou o conceito de empilhadeira que conhecemos hoje.

A manufatura destes equipamentos foi se modernizando e durante a segunda guerra não havia uma pista de pouso que não utilizasse esses equipamentos. Após a guerra seu uso foi se expandindo pelo mundo, recebendo melhorias nos projetos, aumentando sua praticidade e a produtividade das indústrias.

Devido à verticalização dos armazéns na década de 50, as empilhadeiras passaram a ser projetadas para alcançar até 15 metros de altura, justificando melhorias em termos de segurança na operação, como gaiolas de proteção para os condutores e protetores para as cargas.

Os tipos de empilhadeiras existentes no mercado e seus respectivos usos

As empilhadeiras são utilizadas para carregar e elevar cargas e podem ser, basicamente, de 3 tipos:

As empilhadeiras manuais utilizam a força humana para movimentação e elevação, utilizando mecanismos hidráulicos e, em alguns modelos, há a combinação de movimentação manual e elevação elétrica.

As empilhadeiras elétricas são movidas à bateria, portanto, não emitem gases e são mais silenciosas, muito indicadas para ambientes fechados.

As empilhadeiras à combustão podem ser a gás, diesel ou gasolina e são mais robustas, indicadas para áreas abertas. Suas capacidades de carga e altura de elevação são variáveis, de acordo com fabricante e modelos.

Normas regulamentadoras

A NR 11 regulamenta o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais e é aplicada ao uso de empilhadeiras.

A norma determina que os operadores destes equipamentos motorizados deverão ser habilitados e somente poderão dirigir durante o horário de trabalho e portanto cartão de identificação, com nome e fotografia, em lugar visível.

A NR 12 regulamenta a segurança no trabalho em máquinas e equipamento, também aplicável no caso de operação com empilhadeiras.


Atualmente, as empilhadeiras são consideradas indispensáveis para os processos industriais, inclusive as operações de remoção industrial, e nas operações de armazenagem e logística.


A empilhadeira 45L7A da Hyundai em operação de remoção industrial.

Na Cunzolo você encontra vários modelos de empilhadeiras, cada uma com aplicação diferenciada, atendendo diversas exigências em termos de capacidade de carga e elevação de carga.

Acesse nosso site e conheça todos os modelos de empilhadeiras disponíveis para locação.

Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X