x
Cunzolo no Ar
+

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Visões para 2022

O diretor comercial das unidades de SJCampos, Taubaté e Três Lagoas, Marcos Cunzolo, participou da última edição da revista especializada Crane Brasil, compartilhando suas visões sobre o que esperar no mercado de movimentação de carga para o ano de 2022.

Na matéria “ Balanço do ano e perspectivas do setor para 2022”, vários executivos compartilharam suas opiniões a respeito de como foi o ano de 2021 e suas perspectivas para o ano que acaba de começar.

Considerado um ano de retomada, em 2021 muitas empresas do segmento viram projetos saindo da gaveta, especialmente os que tratavam de infraestrutura e logística em segmentos como agronegócio, mineração e papel e celulose.

A geração de energia, especialmente a eólica, também foi outro segmento que se manteve ativo ao longo dos meses de 2021. Segmento que a Cunzolo já começou a operar, a partir da aquisição do novo guindaste Tadano ATF 400G-6 na montagem de torres eólicas no parque no sul da Bahi, próximo a cidade de Guanambi-Ba.

Guindaste rodoviário Tadano ATF- 400G-6 em operação de montagem de torre eólica na Bahia

A matéria ainda aponta o aumento do investimento em aquisição de novos equipamentos e na qualificação da mão de obra, decisões também tomadas pela direção da Cunzolo.

A Cunzolo é reconhecida por manter em sua frota equipamentos exclusivos que propiciam a atuação em operações específicas, com significativos ganhos em produtividade para os clientes. A diretriz no sentido da inovação em equipamentos já se faz presente na estratégia da Cunzolo há alguns anos e podemos citar alguns equipamentos:

Barin: a única plataforma sobre caminhão existente no Brasil desenhada para trabalhar abaixo de pontes e viadutos, feita de alumínio aeronáutico. O cesto comporta até 150 Kg e tem espaço para até duas pessoas, descendo 6 metros para baixo da base e avançando mais 6 metros abaixo da ponte, com raio linear de acesso de 12 metros, sendo 6 metros de cada lado.

Palfinger PA 19000: outra exclusividade da Cunzolo, trata-se de um guindaste bi-articulado com cesto para duas pessoas, com capacidade total de 230 kg, alcance horizontal de 18 metros e alcance vertical de 23 metros.

O guindauto Fassi F 1950 é outro exemplo de investimento em equipamentos exclusivos: trata-se do maior guindauto de sua categoria na América Latina, com capacidade de 40 toneladas e alcance de 42 metros.

Fassi F1950, maior articulado da América Latina.

A plataforma sobre caminhão Socage 37DJ é o modelo mais alto da série Socage com capacidade de atingir uma altura máxima de trabalho de 36,30 metros.

A articulação do JIB permite maior precisão no alcance de áreas de trabalho, possibilitando movimentos verticais de -90º à +15º.

Plataforma sobre caminhão Socage 37DJ na Cunzolo

O tema de qualificação da equipe operacional também trata-se de uma linha gerencial muito forte na Cunzolo: a área operacional possui indicadores de performance relacionados ao número de horas anuais dedicadas à capacitação e reciclagem, de forma a manter a qualidade da prestação de serviços sempre em alta.

Essas horas são distribuídas em treinamentos desenvolvidos internamente pela gestão operacional e em cursos criados por instituições reconhecidas, em formato de parceria, por exemplo, com o SEST SENAT.

O programa de formação “Operadores Titulares” elaborado pela gestão operacional em 2020 tem por foco a capacitação/reciclagem de conhecimentos que formam a base das operações realizadas nos clientes com excelência e tem o objetivo de alinhar conceitos e práticas da movimentação de carga e trabalho em altura com as regras de segurança e operação determinados pela direção.

Com opiniões diversas sobre o que esperar de 2022, especialmente em relação à pandemia, a matéria aponta para duas expressões recorrentes entre os executivos do setor:

“É preciso pensar fora da caixa” e: “é preciso aprender a fazer mais, com menos”.

Inovação é a ordem do dia para qualquer segmento atual da economia. A transformação digital veio para ficar e dá o drive para que o segmento se desenvolva, permitindo operações mais enxutas, otimização de tarefas e custos reduzidos.

Marcos Cunzolo compartilha sua visão para o ano de 2022:

“É um cenário desafiador, com essa alta de preços, de custos, e a instabilidade da cotação da moeda. Então, é algo que, mais uma vez, vamos ter que aprender a ultrapassar”.

A Cunzolo está presente no mercado de movimentação de carga e trabalho em altura desde 1967, prestando serviços com excelência e segurança nas operações. Conheça mais sobre nossa atuação, equipamentos e equipe operacional altamente qualificada em nossas mídias sociais.

Abraços virtuais da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X